“Eu amo essa mulher!”, gritou uma voz feminina da plateia após os aplausos em homenagem à Dra. Emiliana Maria Simas Cardoso da Silva pelo recebimento do título de Doutor Honoris Causa, concedido pela Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis, mantida pelo Cesusc. “Não existiria o campo psicológico como existe no Estado se não fosse por ela”, frisou a Coordenadora do Curso de Psicologia Professora Dra. Ivanir Barp Garcia, que estava na mesa diretiva junto à Diretora Geral da Faculdade Dra. Betina Inês Backes e o Diretor Presidente do Cesusc Dr. Prudente José Silveira Mello.
A última segunda-feira (27), dia do Psicólogo e aniversário de 50 anos da regulamentação da Psicologia como profissão no País, foi uma data importante para ela (Emiliana), uma das pioneiras da Psicologia em Santa Catarina.
A homenageada chegou ao Auditório do Cesusc, acompanhada de sua colega a Dra. Ivanir Garcia, e disse “sinto-me em casa, entre amigos e colegas”.
Formada em Filosofia e Direito, foi convidada a dar aulas de Psicologia no Colégio Coração de Jesus e acabou apaixonada pelo tema. Lecionou mais alguns anos em cursos de Pedagogia e decidiu ir até o Rio Grande do Sul para prestar exames e conseguir o registro na ocupação de Psicóloga pela PUC-RS, já que, na época, a profissão ainda não era regulamentada no País.
Quando voltou à Florianópolis, foi procurada por alunos insatisfeitos com seus cursos e aspirantes a uma carreira como psicólogos, o que a levou, juntamente com outros Professores da recém-criada Universidade Federal de Santa Catarina, a começar o planejamento de um Departamento de Psicologia. Em 1977, depois de anos de pesquisas, reuniões e uma recusa do Ministério da Educação, finalmente foi criado o primeiro Curso do Estado. Foi uma grande vitória para ela e seus colegas.
Descontraída, relembrou esses momentos do começo de sua carreira, quando ainda sofria para ter sua profissão reconhecida. Emocionada, agradeceu a homenagem e parabenizou o Curso de Psicologia da Faculdade pela qualidade e por sua iniciativa. Por fim, ela fez questão de deixar uma mensagem de amor aos semelhantes e solidariedade para todos que a assistiam.
A cerimônia fez parte da VII Jornada de Psicologia do Cesusc, organizada por Professores e alunos do Curso. O evento ocorreu nos dias 27 e 28 de agosto, recebendo Professores e Psicólogos de Santa Catarina para discutirem a história e os caminhos da profissão.