Seminário Para Todos de 14 a 16 de maio no Cesusc

8 de maio de 2012

Entre os dias 14 e 16 de maio, a Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis, mantida pelo Cesusc, será sede do “Seminário Para Todos – O Movimento Político das Pessoas com Deficiência no Brasil”, realizado pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Jurídicas (IPEJ) em parceria com a Secretaria de Diretos Humanos da Presidência da República e patrocínio da Itaipu Binacional.

Serão três dias de atividades, palestras e debates com importantes nomes nacionais e estaduais, envolvendo as diversas áreas do conhecimento sobre o tema. O evento será gratuito e aberto à comunidade. A abertura do evento está marcada para o dia 14, às 19 horas, e as palestras e debates ocorrerão nos períodos matutino e noturno.

Paralelamente ao evento, os interessados poderão visitar a Exposição “Para Todos”, que conta a história da evolução do movimento político das pessoas com deficiência no Brasil, a partir do dia 15 na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

O Projeto dessa Exposição itinerante leva em consideração o conceito de “desenho universal”, em que os painéis, suportes e estruturas para apresentação do material, bem como o espaço onde ele está disposto, são acessíveis a todas e todos os visitantes, sem a necessidade de adaptação. Será uma oportunidade de experimentar espaços e informações que estão ao alcance de todos, seja qual for a condição física, sensorial, intelectual ou mental dos visitantes.

O evento está alinhado aos ideais da Faculdade Cesusc na garantia dos Diretos Humanos de todos os cidadãos e tornar pública as mudanças, as conquistas e os desafios dos Deficientes e os princípios da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que hoje no País faz parte da Constituição.

Programação Seminário Para Todos – De 14 a 16 de maio de 2012

Dia 14 – 19h (Abertura)
O Papel do Judiciário e do Ministério Público na Defesa das Pessoas Com Deficiência
GISELE PEREIRA ALEXANDRINO | Desembargadora Presidente do TRT/SC