Cesusc receberá 6ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul

  • Data de publicação
    15 de novembro de 2011
  • Discussão
    Nenhum comentário

Entre os dias 21 e 27 de novembro a Faculdade Cesusc sediará a 6ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul. Esta é a primeira vez que a Mostra ocorrerá em Santa Catarina. O evento é gratuito e as reservas de poltronas já podem ser feitas pelo e-mail [email protected]. As vagas são limitadas!

O público poderá assistir gratuitamente a 46 filmes, alguns inéditos no País, divididos em três blocos: Contemporâneo, com a produção recente sul-americana, Retrospectiva Histórica, dedicado ao tema Direito à Memória e à Verdade, e Programas Especiais, incluindo obras de Carlos Diegues, o premiado Bicho de Sete Cabeças de Laís Bodanzky e Walter Salles. Além dos filmes brasileiros, o público poderá conferir produções da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

O evento é dedicado a produções que abordam questões referentes aos direitos humanos, produzidas recentemente nos países sul-americanos e ocorrerá em 27 capitais brasileiras. Em todos os locais de exibição, há acessibilidade a deficientes físicos e ocorrem sessões com sistema de audiodescrição e closed caption (voltadas a deficientes visuais e auditivos, respectivamente).

Entre as várias pré-estreias, destacam- se os novos longas-metragens de Mara Mourão (Quem se Importa), Eliane Caffé (Céu Sem eternidade) e Érika Bauer (E A Terra Se Fez Verbo). São também inéditos no país TAVA – Paraguay Terra Adentro (Lucas Keese, Lucía Martin e Mariela Vilchez, Paraguai/Argentina), Quatro Litros por Tonel (de Belimar Román Rojas, Venezuela/Argentina) e os colombianos Ocupação (de Angus Gibson e Miguel Salazar) e a animação Pequenas Vozes (de Jairo Eduardo Carrillo e Óscar Andrade). A programação tem curadoria do cineasta e curador Francisco Cesar Filho.

A Mostra Cinema e Direito Humanos na América do Sul é uma realização da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, com produção da Cinemateca Brasileira/MinC e patrocínio da Petrobras.