Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo receberá título Doutor Honoris Causa di

19 de agosto de 2011

No dia 26 de agosto, o Ministro da Justiça, Dr. José Eduardo Cardozo, estará no Auditório da Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis, mantida pelo Cesusc, às 19 horas, para receber o título de Doutor Honoris Causa.

O título é concedido pela Faculdade a professores, intelectuais, pessoas públicas ou cientistas ilustres, não pertencentes à Instituição, mas que tenham prestado relevantes serviços à mesma, ao ramo de conhecimento ou da atividade humana em que atua.

O convite foi feito pelo Diretor Institucional do Cesusc, Dr. Prudente José Silveira Mello, na presença do Secretário Nacional de Justiça e Presidente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, Dr. Paulo Abrão Pires Junior, durante a 48ª Caravana da Anistia no Teatro da Universidade Católica de São Paulo (TUCA), no dia 18 de março.

A data foi acertada conforme agenda do Ministro, que no dia 26, pela manhã, estará em Porto Alegre participando da 50ª Caravana da Anistia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), à tarde da inauguração do Monumento em homenagem a Manoel Raimundo Soares e, na sequência, deslocando-se ao Cesusc (em Florianópolis).

Sobre José Eduardo Cardozo
O paulistano José Eduardo Cardozo é advogado, mestre e doutorando em Direito, além de procurador do município de São Paulo desde 1982. É também professor de Direito Administrativo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).

Iniciou a militância política no Centro Acadêmico da Faculdade de Direito da PUC, onde se formou em Direito. Aos 28 anos, tornou-se secretário de Governo do município de São Paulo (1989-1992), na primeira gestão do Partido dos Trabalhadores (PT) na capital paulistana.

Foi vereador de São Paulo por três mandatos consecutivos e presidiu a Câmara Municipal durante dois anos. No legislativo paulistano, destacou-se na presidência de Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs), como a da Máfia dos Fiscais.

Por duas vezes foi eleito deputado federal, integrou a lista do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) como um dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. Já no primeiro mandato como deputado assumiu a presidência da Comissão Especial da Reforma do Poder Judiciário e coordenou discussões sobre o acesso à Justiça e o Estatuto da Magistratura, entre outras.

É autor dos livros Da Retroatividade da Lei, pela Editora Revista dos Tribunais, e A Máfia das Propinas – Investigando a corrupção em São Paulo, lançado pela Editora Fundação Perseu Abramo. Também foi organizador, em parceria com João Eduardo Lopes e Márcia Walquiria Batista Santos, da obra Curso de Direito Administrativo Econômico-Vol 1, editado pela Malheiros editores em 2006.

Em 2010, foi um dos coordenadores da campanha vitoriosa de Dilma Rousseff à Presidência da República. Assumiu o Ministério da Justiça em 2 de janeiro de 2011.